Antes de criar o MagicTimber, estudamos diversos conceitos e concepções de tratamentos contra vibrações e buscamos os melhores spikes produzidos na atualidade. Foram quase três anos dedicados a estudos, pesquisas e testes.
Todos sabem que a questão vibracional em equipamentos de áudio é de fundamental importância, e às vezes micro- ou nanovibrações são responsáveis por alterar profundamente a reprodução do áudio.
Pesquisamos a fundo a maneira pela qual tal fenômeno ocorre, e entendemos que estas microvibrações induzem uma realimentação no sistema eletroeletrônico (circuitos, placas, e principalmente componentes) o qual denominamos de “feedback eletromecânico”; isto é algo que ocorre em uma escala muito sutil (difícil de mensurar) porém suficiente para alterar o timbre e a apresentação musical de todo conjunto.
Tendo este conceito em mente, pudemos aproveitar a característica desta “microfonia” (causada pelo feedback eletromecânico) e sintonizamos nosso MagicTimber de modo a transformar as vibrações e ressonâncias a favor de nosso mecanismo psicoacústico de percepção.
Para isto, fomos atrás de materiais e geometria que possuíssem estados de vibração naturais e harmônicos em relação aos nossos sentidos.
Dentre os diversos materiais disponíveis, a madeira é o material que normalmente ressoa de maneira natural e confortável aos nossos ouvidos, e nosso mecanismo psicoacústico “entende” que determinadas ressonâncias e amortecimentos presentes na madeira soam de maneira harmônica.
Os Luthiers mais experientes sabem, por exemplo, escolher a madeira mais adequada para cada parte de um instrumento musical, o qual constitui uma combinação mágica de diversas variáveis (espécies de madeiras, sua idade, tempo de estabilização e densidade); tudo isto influencia na velocidade de propagação do som e na maneira pela qual a vibração é absorvida na estrutura interna da madeira, e a combinação ideal cria o Timbre e Harmônicos ricos que tanto desejamos.
Assim, conversando com diversos Luthiers especialistas no assunto, fomos à procura de madeiras únicas que proporcionassem timbres especiais. Depois de inúmeros testes, decidimos confeccionar este lote com uma madeira rara, denominada Jacarandá Violeta (Dalbergia nigra)
Este lote, especificamente, partiu de um “achado“, uma árvore antiquíssima que caiu naturalmente a cerca de 130 anos atrás, e temos um relato de que a mesma ficou ao relento sob um regime de sol e chuva por mais de 70 anos; este longo período de estabilização fez com que a resina natural presente em sua estrutura se cristalizasse, o que faz uma grande diferença na característica do timbre, sendo este um dos grandes motivos que tornam esta madeira tão especial (mas que, infelizmente, somente nos permitiu realizar apenas 100 conjuntos).
Nosso processo de fabricação une alta tecnologia (máquinas CNC de alta precisão) à execução posterior de um polimento manual, realizado peça por peça apenas com escovas de algodão em duas etapas, ou seja, não utilizamos quaisquer produtos químicos ou vernizes (isto não se faz necessário, uma vez que a estrutura da madeira está cristalizada). Este processo preserva as melhores características sonoras da madeira.
Além da escolha minuciosa da madeira, a geometria da peça foi determinada a partir de testes auditivos, respeitando proporções áureas.
Para a ponta do Spike utilizamos uma esfera de Cristal Lemuriano, cristal este com propriedades especiais e que adicionam ao timbre uma diferença sutil.